domingo, 31 de agosto de 2008

Projeto Olimpíadas PROJETO: AS OLIMPÌADAS DE PEQUIM 2008 Justificativa: Este Subprojeto justifica-se pela proximidade do evento esportivo – Olimpíadas – e pelas possibilidades que se descortinam de desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que naturalmente, e pela força da mídia são de interesse das crianças. Segundo os PCNs para o ensino fundamental a escola tem “a função socializadora que nos remete a dois aspectos: o desenvolvimento individual e o contexto social e cultural. É nesta dupla determinação que nos construímos como pessoas iguais, mas, ao mesmo tempo, diferentes de todas as outras. Iguais por pertencermos à mesma matriz cultural, o que nos permite fazer parte de grupos e compartilhar com outras pessoas um mesmo conjunto de saberes e formas de conhecimento que, por sua vez, só é possível graças ao que individualmente pudermos incorporar. Não há desenvolvimento individual possível à margem da sociedade, da cultura. Os processos de diferenciação na construção de uma identidade pessoal e os processos de socialização que conduzem a padrões de identidade coletiva constituem, na verdade, as duas faces de um mesmo processo.” (fonte: http://www.zinder.com.br/legislacao/pcn_fund.htm).Na prática podemos traduzir as palavras acima em ações e intervenções pedagógicas que as contemplem. Consideramos, por exemplo, que as crianças possuam interesse e habilidades distintas no quesito esporte, que cada um de nós expresse e sinta diferentemente a emoção da vitória e da derrota, estas entre outras questões que dizem do desenvolvimento individual, estas têm espaço garantido em uma proposta coletiva, não no sentido de padronizar respostas e conhecimentos, mas no de agregar diferentes desenvolvimentos que colaborem para o crescimento coletivo.Este projeto justifica-se, portanto, por seu caráter cultural, emocional, afetivo, motor, socializador. Objetivo Geral: Contextualizar o evento esportivo, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Objetivos Específicos: 1. Estimular o conhecimento das principais modalidades esportivas: vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc; 2. Estimular a coordenação motora: equilíbrio, freio inibitório, força, resistência, postura, etc; 3. Estimular o fazer em equipe; 4. Estimular a colaboração; 5. Estimular a competição saudável; 6. Estimular a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder; 7. Estimular a imaginação; 8. Estimular e desenvolver a criatividade; 9. Estimular e desenvolver a expressão corporal; 10. Estimular e desenvolver a linguagem verbal; 11. Estimular e desenvolver a expressão de idéias, sentimentos, sensações; 12. Estimular e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas; 13. Estimular e desenvolver a capacidade de emitir opiniões e de argumentar; 14. Estimular e desenvolver as habilidades motoras; Atividades: 1. Álbum esportivo 2. Uso de histórias; 3. Criação de textos; 4. Mini campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc. 5. Pesquisa: Como é o país que irá sediar as Olimpíadas de 2008; 6. Pesquisa: Qual esporte meus familiares mais gostam? 7. Hipotetizar e (copiar) os nomes das principais modalidades esportivas e palavras relacionadas; 8. Montar um circuito esportivo na sala; 9. Confeccionar uma mascote das Olimpíadas de 2008; 10. Verificar em um mapa para onde estão indo os atletas brasileiros; 11. Jogos e brincadeiras lógicas-matemáticas envolvendo a quantidade de jogadores, países participantes, forma de contagem da pontuação, etc; Culminância: Cerimônia de encerramento do Mini campeonato Olímpico de 2008. CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO MINI CAMPEONATO OLÌMPICO. • Sala enfeitada com os motivos do Projeto (Inspirados na cultura chinesa) • Circuito esportivo: Basquete, Futebol, vôlei, etc • Entrega das medalhas (Neste momento estará tocando a música: Tema da Vitória). Créditos: Profª tatiana