quarta-feira, 29 de setembro de 2010

visitem

http://turmadaprofejanete.blogspot.com/2010_03_01_archive.html este site é show de bola.visitem

domingo, 25 de outubro de 2009

O QUE NÃO PODE EM ALFABETIZAÇÃO Deixar o aprendiz muito tempo decifrando a escrita:; (soletrando, falando nome de letra, etc) Deixar o aprendiz com informaçoões falsas e pelas metades; Trabalhar só com palavras soltas; Trabalhar com textos pobres em conteúdo e com estruturas silábicas só consoantes e/vogais; Pensar que o aluno aprende a ler escrevendo; Trabalhar mais com a escrita do que a leitura; Considerar o erro do aluno como erro e não como avanço; Deixar para avaliar o desenvolvimento do trabalho no final do processo; Subestimar a capacidade do aluno; Desrespeitar as variantes lingüísticas dos alunos; Ignorar as hipóteses dos alunos quanto a aquisição da escrita e a leitura; Pensar na escrita antes da leitura; Não trabalhar com a escrita espontânea; Deixar os alunos lerem artificialmente; Trabalhar só com um tipo de letra;
Projeto de Leitura PROJETO OLIMPÍADA DE LEITURA " A leitura nos faz viajar, sonhar, conhecer lugares, pessoas e situações diversas, sem sair de casa". Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental Período: do 1º ao 4º bimestre Local: Professora: Objetivos : Esse projeto visa: ü Troca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com sugestões de leitura. ü Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura. ü Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos. ü Desenvolver diferentes trabalhos relacionados à leitura, de modo a chamar atenção e despertar o interesse e o gosto dos alunos pela leitura visual e escrita, possibilitando assim, descobrirem o valor da mesma, como meio de penetração do pensamento e da cultura dos povos; ü Levar o aluno a ler, produzir textos, figuras, símbolos e códigos visuais; ü Estimular a leitura, a pesquisa e a visita à biblioteca, ü Levar o aluno a compreender textos como: narrativas, diálogos, poesias, etc; ü Levar o aluno a descobrir a leitura como instrumento de comunicação, cultura e saber. Esse projeto possibilitará o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos e simultaneamente estimulará gosto pela leitura. Culminância: ü No dia estipulado serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze para os alunos de cada turma que mais pegarem livros na biblioteca para lerem e apresentarem os respectivos relatórios no período da Olimpíada. ü Serão sorteados prêmios a todos os alunos que pegaram livros emprestados na biblioteca durante a olimpíada. ü Os relatórios serão afixados nas salas de aula.

sábado, 24 de outubro de 2009

Jogos de alfabetização Sugestões de Jogos para Alfabetização JOGO DE RIMAS Objetivo: Levar a criança a conhecer vários tipos de palavras que rimam entre si. - Material: Lápis, papel e relógio; - Como executar: O professor proporá as crianças que escrevam o maior número de palavras quetenham o mesmo som final (ex. balão, pavão, botão etc. )Este jogo poderá ser individual ou em grupo.O professor dará um tempo para as crianças terminarem a tarefa minutos.No final a criança ou grupo, irá ler as palavras que conseguiram escrever.Vence quem conseguir o maior número de palavras. A PALAVRA É... - Material: Rótulos de produtos, fichas com palavras recortadas de jornais e revistas ou palavras que fazem parte do conhecimento da criança. - Como jogar: Colocar dentro de uma sacola, envelope ou caixa o rol de palavras significativas.O aluno retira uma palavra e lê em voz alta. Ganha quem conseguir ler mais palavras. BINGO DE PALAVRAS - Material: cartela com palavras contextualizadas em sala de aula (nomes de pessoas, animais,frutas, flores, brinquedos, etc.). - Como jogar: Cada criança recebe uma cartela do bingo com nomes diversificados.Colocar em uma sacola cartões com as letras do alfabeto.Sortear uma letra. Quem tiver na cartela a letra sorteada vai marcando comtampinhas ou sementes. Vence quem primeiro preencher a cartela. ALFABETO ILUSTRADO Ideal para crianças em fase de alfabetização. Promove a associação significativa entre imagem e palavra. - Material: Confeccione 23 palavras em cartões que fazem parte do vocabulário da criança e mais 23 cartões com o desenhos das palavras. - Como jogar: Para começar, os cartões devem ser virados com a face para baixo e embaralhados. Cada criança recebe 4 cartões e os demais ficam no monte. A cada rodada, o jogador compra uma carta no monte. Vence quem tiver o maior número de associações. DOMINÓ DE LETRAS Através desse jogo, crianças a partir de 5 anos aprendem a diferenciar letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto. - Material: Confeccionar 24 peças tipo dominó, uma parte com letra maiúscula e a outra com letra minúscula.A primeira peça terá a mesma letra nas duas partes, porém as demais em peças diferentes. -Como jogar: Poderão participar até 4 jogadores. Embaralhar as peças e dividir em número igual aos participantes. O primeiro a jogar será o jogador que tiver a peça A a.O próximo será o jogador que tiver a peça com a letra “A” maiúscula.Os Jogadores deverão encaixar sempre as letras minúsculas nas maiúsculas.Sempre que for a vez de um jogador e ele não tiver a peça que encaixa, eledeverá passar a vez para quem tiver.Vencerá quem encaixar todas as peças no jogo primeiro. FORCA - Colocar na lousa as lacunas da palavra e desenhar a forca.Consiste em adivinhar qual a palavra que está escondida. O aluno vai sendo enforcado aos poucos a cada letra que errar. Deve dizer as letras que acha que vão formar a palavra. - Duas modalidades do jogo: 1) Jogo sem dica e sem tempo limite. Tem que adivinhar as letras para formar a palavra. 2) Jogo com dica e com limite de tempo. A resposta é a palavra escondida. Se oferecer a dica da palavra, o aluno terá um limite de 2 minutos pra conseguir adivinhar. Quebra-Cabeça das Sílabas Materiais: - Imagens diversas; - Palavras Digitadas no computador e impressas; - Papel cartaz; - Contact; - Cola bastão, tesoura e lápis de cor. Confecção: - Corte o papel cartaz em cartões com 15cm de altura por 10 cm de largura; - Cole as figuras no cartão recortado com seu nome logo abaixo (se as figuras forem preto e branco pode-se colorir com lápis de cor); - Cubra tudo com contact; Corte o cartão na vertical separando as sílabas da palavra Modo de jogar Pode-se jogar individualmente ou em duplas; - O aluno deve encaixar as peças até formar a figura e a palavra correta. Jogo dos 7 erros - a profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança deve localizar essas 7 substituição. Ache o estranho - a profª recorta, de revistas, rótulos, logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um "estranho" (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por "A" e uma por "J"; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho. Jogo dos 7 erros - a profª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas. Até a próxima.
Reescrita de histórias




Olá,vejam só que excelente esse plano de aula.Encontrei no site da nova escola,que aliás dispõe de muitos em temas diversificados e que enriquecem nossa aula.


Reescrita de histórias conhecidas



Conteúdo: Língua Portuguesa- Escuta e Produção Oral


Objetivos:
• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor;
• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.


Conteúdo:
• Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.


Anos:
1º e 2º.

Tempo estimado: Oito aulas.

Material necessário: Livros Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida, folhas para o registro das histórias ditadas pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas.


Desenvolvimento:


• 1ª etapa: Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e anuncie que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Os dois farão parte de um livro que cada um vai ganhar.


•2ª etapa: Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a produção do texto pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa.


Por exemplo: “Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?” Releia aos poucos os trechos ditados. Solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.


• 3ª etapa: Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.


• 4ª Etapa: Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma.

• 5ª etapa: Inicie a produção do texto A Bela Adormecida. Siga as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa.



• 6ª etapa: Discuta com todos as ilustrações que farão parte de cada história e digite os textos, deixando espaços para elas. Garanta uma cópia para cada um.

• 7ª etapa: Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.


• 8ª etapa: Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.

Produto final:

Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser levado para casa.

Avaliação:

O que importa não é a memorização, mas a produção do texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.
COLCHA DE RETALHOS



Essa sugestão é para produção de texto coletivo. A turma deve estar disposta em círculo. Cada aluno deve falar uma palavra aleatoriamente.A professora registra no quadro as palavras ditas. Depois cada um vai irá fazer uma frase utilizando as palavras que foram mencionadas. Mas as palavras devem ser utilizadas na seqüência em que foram ditas e por alunos diferentes.


Ex: João disse CASA, mas quem vai fazer a frase com a palavra CASA é a Ana.


E assim por diante. É preciso lembrar que o texto deve ter unidade temática e uma seqüência lógica (início, meio e fim). As histórias ficam muito interessantes e até engraçadas e todos participam (até os mais tímidos). Depois, aturma pode copiar o texto no caderno e a professora pode colocá-lo no mural ilustrado pelos alunos. No mural, as palavras ditas devem ficar destacadas e podem ser aproveitadas no trabalho com os fonemas.


Ex: de texto "COLCHA DE RETALHOS"
palavras: RATO, VENTO, CHUVA, FELICIDADE, BOCA, FADA.

Era uma vez um rato que tinha medo de vento. Um dia caiu uma chuva muito forte e o rato se escondeu num buraco porque ventava também. Sua felicidade foi perceber que esse buraco estava cheio de queijo. Ele encheu a boca e comeu tudo. Até que apareceu uma fada que fez a chuva parar e o rato pode voltar pra casa são e salvo e com a barriga cheia.

domingo, 18 de outubro de 2009

Estou de volta!

Olá, queridas e amadas.
Dei uma sumidinha né?
Muito trabalho e algumas lutas.
mas graças a Deus estou de volta.
Agora estarei sempre por aqui.
Aguardem...
Beijos...

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Alfabetização

Posso alfabetizar minha turma de Educação Infantil? Sim, desde que a aprendizagem não seja uma tortura. Participar de aulas que despertem a curiosidade e envolvam brincadeiras e desafios nunca será algo cansativo. Em turmas que têm acesso à cultura escrita, a alfabetização ocorre mais facilmente. Por observar os adultos, ouvir historinhas contadas pelos pais e brincar de ler e escrever, algumas crianças chegam à Educação Infantil em fases avançadas. Por isso, oferecer acesso ao mundo escrito desde cedo é uma forma de amenizar as diferenças sociais e econômicas que abrem um abismo entre a qualidade da escolarização de crianças ricas e pobres. Canções, poesias e parlendas são úteis para se chegar à incrível mágica de fazer a criança ler sem saber ler. Quando ela decora uma cantiga, pode acompanhar com o dedinho as letras que formam as estrofes. Conhecendo o que está escrito, resta descobrir como isso foi feito. Se o aluno sabe que o título é Atirei o Pau no Gato, ele tenta ler e verificar o que está escrito com base no que sabe sobre as letras e as palavras - sempre acompanhado pelo professor. O leitor eficiente só inicia a leitura depois de observar o texto, sua forma, seu portador (revista, jornal, livro etc.) e as figuras que o acompanham e imaginar o tema. Pense que você nunca viu um jornal em alemão. Mesmo sem saber decifrar as palavras, é possível "ler". Se há uma foto de dois carros batidos, por exemplo, deduz-se que a reportagem é sobre um acidente. Ao mostrar vários gêneros, você permite à criança conhecer os aspectos de cada um e as pistas que trazem sobre o conteúdo. Assim, ela é capaz de antecipar o que virá no texto, contribuindo para a qualidade da leitura. Telma Weisz (Doutora em Psicologia pela USP), no site Educar para Crescer

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Depois da meia-noite de amanhã, virá o Ano Novo...O engraçado é que - teoricamente - continua tudo igual...Ainda seremos os mesmos.Ainda teremos os mesmos amigos. O mesmo parceiro (a).As mesmas dívidas (emocionais e/ou financeiras).Ainda seremos frutos das escolhas que fizemos durante a vida.Ainda seremos as mesmas pessoas que fomos este ano...A diferença, A sutil diferença, é que quando o relógio nos avisar que é meia-noite, teremos um ano in-tei-ri-nho pela frente! Um ano novinho em folha!Como uma página de papel em branco, esperando pelo que iremos escrever.Um ano para começarmos o que ainda não tivemos força de vontade, coragem ou fé...Um ano para perdoarmos um erro, para sermos perdoados dos nossos...365 dias para fazermos aquilo que quisermos...Ou para deixarmos que façam o que quiserem conosco...Há sempre uma escolha... E, exatamente por isso, eu desejo que os meus amigos(as) façam as melhores escolhas que puderem. Desejo que sorriam o máximo que puderem.Cantem aquilo que quiserem.Beijem muito.Amem mais.Abracem bem apertado.Durmam com os anjos.Sejam protegidos por eles.Agradeçam por estarem vivos e terem sempre mais uma oportunidade para recomeçar. Agradeçam as vossas escolhas, pois certas ou não, elas são vossas.E ninguém pode ou deve questioná-las.Gostariamos de agradecer aos amigos(as) que temos. Desejo que a vida siga seu rumo, e que a gente continue sendo sempre: amigos virtuais, amigos secretos, amigos reais, alguns perto, outros um pouco mais longe, sendo as pessoas que somos, colaborando sempre de uma forma ou de outra para o desenvolvimento do outro. Obrigada por fazer parte da nossa história.Espero que 2009 seja um ano bem mais feliz, amoroso e próspero para todos nós!2009 pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, especial, se nosso olhar for diferente!Depende de mim... Depende de ti. Um beijo bem grande e até lá! Por isso um MARAVILHOSO 2009!

FELIZ2009

Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com
starsDeseje feliz Ano Novo aqui:
www.mensagensmagicas.com/ano-novo.html

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

MensagemdeNatal

O Natal é... Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas... É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca... É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações... É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui... Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia... O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração... Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade! Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz... Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes! Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último... Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos! FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA VOCÊ, SUA FAMÍLIA E TODAS AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA!!!!! E QUE POSSAMOS ESTAR JUNTAS(OS) NOVAMENTE EM 2009!!!!!! são os votos mais sinceros

sábado, 13 de dezembro de 2008

FRASE DA SEMANA "Os professores devem parar de pensar que dar o curso é o cerne da profissão. Ensinar, hoje, deveria ser conceber, encaixar e regular situações de aprendizagem, seguindo os princípios pedagógicos ativos construtivistas" Philippe Perrenoud, sociólogo suíço Um abraço!

domingo, 7 de dezembro de 2008

Você consegue LER?Vamos lá concentração!Você é capaz!!! 3M D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4.. 4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0. C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40; G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R!!

sábado, 6 de dezembro de 2008

Educar, uma questão de amor “A criança não deve ser oprimida ou censurada por estar pouco desenvolvida. Ela deve ser pacientemente educada” Abdu L - Bahá Fazer com que as crianças sintam-se amadas é um aspecto fundamental para o desenvolvimento de uma boa educação. Para os pais, o amor incondicional que sentem pelos filhos está claro, mas para os filhos, nem sempre, este amor é tão claro assim. O amor não é apenas um sentimento, mas uma força que produz ações e transformações quando é adequadamente comunicado. A comunicação do amor é tão importante quanto o sentimento do amor. As crianças entendem e respondem às emoções, aos gestos, expressões faciais e comportamento dos adultos muito antes de serem capazes de compreender sua palavras. Para elas o comportamento diz muito mais que as palavras. Alguns cuidados importantes para uma efetiva (e afetiva) comunicação com as crianças, não só nos momentos das “broncas”, mas para mostrar como se importa com ela, é agachar ficando na mesma altura da criança, olhá-la nos olhos, tocá-la e ouvir atentamente o que ela tem a dizer. Crianças experimentam atitudes e erram, pois é assim que elas aprendem. É importante que fique claro para elas que, mesmo que os pais reprovem determinados comportamentos, o amor que eles sentem por ela não será modificado. Também é importante ficar atento para julgar as atitudes e não rotular as crianças, isto é, se ela cometer uma ato de egoísmo, o que deve ser ressaltado é a ação e não dizer para a criança que ela é egoísta, pois assim essas ”qualificações” passam a fazer parte da sua identidade. Muitas vezes, na ânsia de fazer com que as crianças se comportem bem, focaliza-se atenção demasiada ao mau comportamento ao invés de atentar para o bom comportamento, fazendo com que a criança continue praticando o mau comportamento e receba cada vez mais atenção. Para os pequenos, conseguir alguma atenção, mesmo que negativa é melhor que nenhuma ou pouca. Contudo, se a criança percebe que conseguirá sua atenção e reconhecimento (verdadeiro) realizando um bom comportamento, elas buscarão comportar-se cada vez melhor. Outro aspecto essencial para que as crianças se sintam amadas é a disciplina e limite. Embora reajam negativamente e com frustrações aos limites e à disciplina, elas se sentem protegidas por eles e percebem que se importam com ela. Segundo Içami Tiba, disciplinar uma criança não é apenas dar ordens e controlar seu comportamento, mas ensiná-la a se autodisciplinar, isto é, capacidade de fazer escolhas certas mesmo quando existir pressão no sentido contrário. A disciplina consiste em fazer a criança abrir mão de um comportamento considerado inadequado ou de conseguir dela um comportamento desejável. Portanto, representa uma medida de frustração e privação, e naturalmente a criança reage com ressentimento e raiva. O educador não deve se influenciar pelas emoções negativas da criança, mantendo a serenidade necessária para a aplicação eficaz da disciplina. É preciso compreender que as crianças, durante toda a infância, são guiadas muito mais pelas emoções do que pela razão. E que a todo o momento estarão testando o nosso amor, às vezes se comportando mau apenas para ganhar mais atenção. É necessário lembrar que a regra mais importante para ensinar a disciplina às crianças é a paciência. “Educar é uma obra –prima, uma obra realmente artesanal, cujo resultado é a futura felicidade dos filhos e de todos à sua volta.” Içami Tiba Referência Bibliográfica: · TIBA,Içami. Quem ama, educa! São Paulo: Editora Gente, 2002. · Beust, Luis Henrique. Educar é Ensinar a Viver – Capacitação de Pais e Educadores em prol de uma Cultura de Paz; 2003.
Limites na Educação dos filhos... Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado somos os pais mais dedicados e compreensivos, mas por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história. O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca. Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos. Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememos os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos. E o que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos que nossos filhos nos faltem com o respeito. À medida que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais. Mas, na medida em que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram-se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que poucos os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim. Quer dizer: os papéis se inverteram, e agora são os pais quem tem que agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para ser os melhores amigos e "tudo dar" a seus filhos. Dizem que os extremos se atraem. Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles. Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca. Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, os carregando e rendidos à sua vontade. É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está fundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino. Os limites abrigam o indivíduo. Com amor ilimitado e profundo respeito. Dizem que este texto é de Mônica Monastério (Madrid-Espanha). Se o for, ótimo. Se não, parabéns a quem o redigiu. PS. Texto recebido pela internet.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

"Diz-me como avalias e eu te direi que professor és" (Zabala-1999)

"Diz-me como avalias e eu te direi que professor és" (Zabala-1999) Estudo de recuperação: que bicho é esse? Estamos chegando ao final do ano, período em que começamos a definir os rumos dos nossos alunos pelo processo de avaliação. Mas sabe de uma coisa? Quase nenhuma escola utiliza um instrumento importante chamado Estudo de Recuperação. E ele está na LDB, sabiam?! Artigo 24, inciso V, alínea e: “obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos”. Você pode estar se perguntando: não são as Provas de Recuperação? Definitivamente, não! As provas são uma outra história. Devemos prestar atenção a alguns pontos: o Estudo de Recuperação não visa melhoria de nota, pois não se caracteriza como recuperação da mesma, esta deve ser feita pelas Provas de Recuperação. Ele procura desenvolver o aluno para que não fique em desnível ou atraso diante da turma. Outro ponto importante é que a lei obriga que sejam feitos estudos, e não aulas de recuperação, apenas com os alunos com baixo rendimento, excluindo aqueles que tiveram pouca freqüência e um bom rendimento. A escola deve organizar os momentos de Estudo de Recuperação em horários que não interfiram nas 800h de aula anuais, ou seja, eles devem ser realizados no turno em que o aluno não esteja em sala. Devem ser paralelos ao período letivo, isso quer dizer que podem ser feitos durante o ano, portanto, não é necessário acontecer todos os dias. Vale salientar que as provas ainda são um tabu para os alunos da maioria das escolas brasileiras. O Estudo de Recuperação carrega a concepção de que o aluno estará desenvolvendo um trabalho de aprendizagem e não estará diante de uma situação formal de avaliação. Portanto, é bem provável que ele se saia melhor no Estudo de Recuperação do que na Prova de Recuperação

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Os PCNs, constituindo um referencial para formentar a reflexão sobre os currículos estaduais e municipais: A- Veêm para contribuir para avanços na qualidade ..da concepção de cidadania (pólo norteador do processo educativo) ..das demandas do mundo contemporâneo - preparo do aluno para um processo de educação permanente (Art.22 e 35 - LDB) - uma nova dinâmica de ensino - formação ética dos alunos ...dignidade do ser humano ...igualdade de direitos ...diversidade cultural ...mundo de trabalho e consumo ...corpo e saúde/educação sexual ...preservação do meio ambiente ou seja, Temas Transversais B- Têm como objetivo: - Estabelecer referenciais a partir dos quais a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção a cidadania. C- Têm por princípios: - A equidade: reconhece a diferença e a necessidade de haver condições diferenciadas para o processo educacional, tendo em vista a garantia de uma formação de qualidade para todos = oferecer mais para quem tem menos. - Os PCNs, garantem o respeito à diversidade que é a marca cultural do país. D- Têm como fundamentos: - Uma proposta pedagógica que se situa nos princípios construtivistas e se apoia em um modelo psicológico geral de aprendizagem que reconhece a importância da participação construtiva o aluno e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo. - Uma proposta pedagógica com visão da complexidade e da provisoriedade do conhecimento: a) O objetivo de conhecimento é complexo e reduzi-lo seria falsificá-lo. O processo cognitivo não acontece por adição, mas sim pela reorganização do conhecimento. b) Provisório porque não é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, mas somente por aproximação sucessivas que vão permitindo sua reconstrução.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

15 de outubro dia do professor As bolas de papel na cabeça, Os inúmeros diários para se corrigir, As críticas, as noites mal dormidas... Tudo isso não foi o suficiente Para te fazer desistir do teu maior sonho: Tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação Tem despertado a vocação de muitos. Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, Quando em seu dia-a-dia Tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você Consegue olhar os olhos de todos os outros E fazê-los felizes também. Você é feliz, pois na tua matemática de vida, Dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida O teu coração a cada dia, Dando-te tanto prazer em ensinar. Homenagens, frases poéticas, Certamente farão parte do seu dia a dia, E quero de forma especial, relembrar A pessoa maravilhosa que você é E a importância daquilo do seu ofício. É por isto que você merece esta homenagem Hoje e sempre, por aquilo que você é E por aquilo que você faz.Felicidades!!! (autor desconhecido)

domingo, 21 de setembro de 2008

Portifólio

O QUE É PORTFÓLIO? É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo. Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem. Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular. Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação 1-Reflexão(ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados. 2-Participação dos pais : 3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações; 4-Produtos em suportes áudio, vídeo. 5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação. CRITÉRIOS DO PORTFÓLIO: 1-Registra idéias, experiências e opiniões acerca do processo de formação. Registar e refletir, de forma sistemática, as suas idéias, motivações, opiniões, propósitos, regista todas as considerações de ordem crítica que considera pertinentes. FICHA AVALIATIVA: CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO: NÍVEL I:Satisfaz: Revela intenções claras ,mostra curiosidade e persistência. Nível ll: Não satisfaz: com algumas dificuldades em concretizar suas idéias. 2-Desenvolve idéias através de experimentação, exploração e avaliação. FICHA AVALIATIVA: CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO: Mostra que é capaz de explorar ideias de várias formas através de experimentação de possibilidades. Conseguindo encontrar várias possibilidades novas. NÍVEL I :Satisfaz: Seleciona, analisa e interpreta criticamente. Nível ll: Não satisfaz: Mostra algum interesse na descoberta ,mas limita na organização da informação. 3-Revela capacidades de análise crítica dos produtos elaborados. Consegue avaliar os mesmos e (re)adequá-los à prática educativa. 4-Analisa criteriosamente os materiais produzidos. Coerência entre o todo e as partes, em termos do processo global; Coerência entre o discurso de reflexão crítica (anteriori-posteriori); Avaliação global do seu trabalho em si. FICHA AVALIATIVA: CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO: NÍVEL I :Satisfaz: utiliza problemas pré estabelecidos fazendo sempre uma auto reflexão Nível ll: Não satisfaz: explicita vagamente os problemas pré estabelecidos,limia-se apenas em repetir. 5-Avalia o portfólio como um todo. Esta parte será feita após a conclusão do portfólio, tentando responder a questões como: - Forma de desenvolvimento do projeto; FICHA AVALIATIVA: CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO: NÍVEL I :Satisfaz: o resultado foi selecionado criteriosamente demonstrando assim compreenção. Nível ll: Não satisfaz: o resultado final revelam baixa capacidade técnica do domínio da linguagem escrita. 6-Avalia o resultado como um todo: FICHA AVALIATIVA: CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO: NÍVEL I :Satisfaz: Analisa o progresso ocorrido referindo as intenções e fontes. Nível ll: Não satisfaz: Utiliza critérios de avaliação ,não fundamenta a qualidade do seu trabalho nem a forma como desenvolveu. A MESMA FICHA SERÁ TRABALHADA NO MÍNIMO TRÊS VEZES POR ANO

Criança

ESSE AMOR, CHAMADO CRIANÇA. Certo dia estava o amor preocupado com a vida. Sonhava ele. Levar a todos os cantos do universo um brilho especial. Foi então que teve uma idéia, Mandar ao universo, um sonho em vida que brilhasse como um diamante que amasse com a dimensão do infinito,que irradiasse toda a luz do seu interior. Esse sonho em vida tornou-se então realidade. O amor, com seu sonho. Foi brilhante neste ideal. Criou em nós, a criança. Deu-nos tudo nesta vida: brilho, amor e luz. Quisera Deus,que nós seres do universo, retribuíssemos com carinho a esse dom tão especial. Obrigado, óh meu Deus pelas crianças que nesta vida representam um anjo chamado "Amor".

sábado, 13 de setembro de 2008

Dicas para os pais que acompanham os filhos 01- FIQUE CALMO Se todos contribuírem, o aluno se desenvolverá segundo seu próprio ritmo e alcançará o máximo possível dentro do processo ensino-aprendizagem. 02- NÃO REPASSE ANSIEDADE Sejam elas de que natureza for, não as transmita ao aluno. Caso se relacionem à vida acadêmica, procure orientação com o professor. Com certeza após este diálogo, elas serão minimizadas e não se converterão em bloqueios à aprendizagem. 03- NUNCA QUESTIONE O PROFESSOR DIANTE DO ALUNO Fazendo assim, estará quebrando elos afetivos, tão necessários à aprendizagem. Os professores, como todos os seres humanos, estão sujeitos a falhas e erros, porém estes devem ser acertados em partículas, nunca diante do aluno. 04- NUNCA FAÇA AS TAREFAS TRABALHOS PARA OS FILHOS Fazendo assim, além de tirar de seus ombros suas responsabilidades, não permitirá ao professor ter noção exata do desempenho do aluno. 05- RETIRE AS DÚVIDAS DE SEU FILHO, QUANTO ÁS TAREFAS DE FORMA CONSTRUTIVA Nunca dando respostas, antes, desenvolvendo diálogo, cerque seu filho, pondo-o a pensar em todas as interações e caminhos que possam levar à solução do problema. 06- TORNE POSSÍVEL AOALUNO TER HORA E LOCAL APROPRIADO PARA AS TAREFAS DE CASA Em local arejado, iluminado e calmo, dando tempo para a digestão, mantenha supervisão à distância. Se houver erros, tente levar o aluno a buscá-los e consertá-los. Lembre-se os erros são etapas cognitivas que devem ser vivenciadas, degraus a serem galgados. Estão implícitos em toda e qualquer aprendizagem! 07- O CONHECIMENTO NÃO OCUPA LUGAR, PELO CONTRÁRIO ELIMINA DÚVIDAS E INCERTEZAS! Procure ler e inteirar-se sobre a fase pela qual seu filho está passando. Compareça às reuniões, pois será falando a cerca da aprendizagem, ouvindo as dúvidas dos outros pais que poderão ser as mesmas dúvidas, poder-se-á chegar , talvez, a reconfortante conclusão que todos estão no mesmo barco, com as mesmas dúvidas, mas também com os mesmos objetivos – ver o aluno crescer e se desenvolver o máximo possível dentro de suas potencialidades. 08- TENHA COMO UMA DE SUAS PRIORIDADES A (BOA) ALIMENTAÇÃO DE SEU FILHO Oriente para que desenvolva bons hábitos alimentares, para que torne rico o desjejum, bom almoço e jantar leve. Que não se alimente entre as refeições, que evite doces, salgadinhos, chocolates, refrigerantes e guloseimas que não possuem grande valor nutritivo. Que entre as refeições, sejam ingeridos apenas sucos naturais e frutas. O esforço contínuo do estômago diante do processo de digestão “rouba” sangue do cérebro que fica menos propenso à aprendizagem. 09- NÃO SE SINTA EXCESSIVAMENTE CULPADO Por estar pouco tempo com seu filho, lhe dando a devida atenção, ou então não poder atendê-lo em todos os seus pedidos. A culpa parece ser para os pais o fardo do século. Tais culpas, fazem dos pais pessoas extremamente irritadiças, cujo resultado é o distanciamento e brigas entre os integrantes do círculo familiar. Tenha sempre em mente que qualidade do vínculo é muito mais importante que a quantidade de tempo passado junto a seu filho. 10- FIQUE CALMO E CONFIANTE Confie em sua escolha! A escola que você escolheu deve possuir uma equipe especializada, com pessoal treinado e habilitado, que tenha apenas um único objetivo, o desenvolvimento harmonioso de cada estudante em seu aspecto cognitivo, afetivo, emocional, psicomotor, social e moral.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Papo de Deus com São Pedro, quando criaram o Rio de Janeiro. - É, o visual ficou bonito! - Mas, Deus, quem vai viver aí? - Vamos botar gente trabalhadora, Pedro. - Boa! Gente que rale! - Tudo bem, mas cria o happy hour. - Que tal pôr surfista? Corais... - Surfistas, aprovado! Mas tira os corais pra não machucar os meninos. - E a segunda-feira, Deus, mantém? - Mantém! Mas capricha no domingo. Com futebol, praia e samba! - Agora o clima. - Vamos encher isso aí de gelo! - Tá louco, Pedro? Eu quero sol o ano inteiro,com uma hora a mais no verão! E coloca aí uma observação: pôr-do-sol cinematográfico! - É, Deus, ficou bom, hein! Merece até uma estátua sua! - Minha não... Eu não gosto de aparecer. Bota uma do meu garoto.

domingo, 31 de agosto de 2008

Projeto Olimpíadas PROJETO: AS OLIMPÌADAS DE PEQUIM 2008 Justificativa: Este Subprojeto justifica-se pela proximidade do evento esportivo – Olimpíadas – e pelas possibilidades que se descortinam de desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que naturalmente, e pela força da mídia são de interesse das crianças. Segundo os PCNs para o ensino fundamental a escola tem “a função socializadora que nos remete a dois aspectos: o desenvolvimento individual e o contexto social e cultural. É nesta dupla determinação que nos construímos como pessoas iguais, mas, ao mesmo tempo, diferentes de todas as outras. Iguais por pertencermos à mesma matriz cultural, o que nos permite fazer parte de grupos e compartilhar com outras pessoas um mesmo conjunto de saberes e formas de conhecimento que, por sua vez, só é possível graças ao que individualmente pudermos incorporar. Não há desenvolvimento individual possível à margem da sociedade, da cultura. Os processos de diferenciação na construção de uma identidade pessoal e os processos de socialização que conduzem a padrões de identidade coletiva constituem, na verdade, as duas faces de um mesmo processo.” (fonte: http://www.zinder.com.br/legislacao/pcn_fund.htm).Na prática podemos traduzir as palavras acima em ações e intervenções pedagógicas que as contemplem. Consideramos, por exemplo, que as crianças possuam interesse e habilidades distintas no quesito esporte, que cada um de nós expresse e sinta diferentemente a emoção da vitória e da derrota, estas entre outras questões que dizem do desenvolvimento individual, estas têm espaço garantido em uma proposta coletiva, não no sentido de padronizar respostas e conhecimentos, mas no de agregar diferentes desenvolvimentos que colaborem para o crescimento coletivo.Este projeto justifica-se, portanto, por seu caráter cultural, emocional, afetivo, motor, socializador. Objetivo Geral: Contextualizar o evento esportivo, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Objetivos Específicos: 1. Estimular o conhecimento das principais modalidades esportivas: vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc; 2. Estimular a coordenação motora: equilíbrio, freio inibitório, força, resistência, postura, etc; 3. Estimular o fazer em equipe; 4. Estimular a colaboração; 5. Estimular a competição saudável; 6. Estimular a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder; 7. Estimular a imaginação; 8. Estimular e desenvolver a criatividade; 9. Estimular e desenvolver a expressão corporal; 10. Estimular e desenvolver a linguagem verbal; 11. Estimular e desenvolver a expressão de idéias, sentimentos, sensações; 12. Estimular e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas; 13. Estimular e desenvolver a capacidade de emitir opiniões e de argumentar; 14. Estimular e desenvolver as habilidades motoras; Atividades: 1. Álbum esportivo 2. Uso de histórias; 3. Criação de textos; 4. Mini campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc. 5. Pesquisa: Como é o país que irá sediar as Olimpíadas de 2008; 6. Pesquisa: Qual esporte meus familiares mais gostam? 7. Hipotetizar e (copiar) os nomes das principais modalidades esportivas e palavras relacionadas; 8. Montar um circuito esportivo na sala; 9. Confeccionar uma mascote das Olimpíadas de 2008; 10. Verificar em um mapa para onde estão indo os atletas brasileiros; 11. Jogos e brincadeiras lógicas-matemáticas envolvendo a quantidade de jogadores, países participantes, forma de contagem da pontuação, etc; Culminância: Cerimônia de encerramento do Mini campeonato Olímpico de 2008. CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO MINI CAMPEONATO OLÌMPICO. • Sala enfeitada com os motivos do Projeto (Inspirados na cultura chinesa) • Circuito esportivo: Basquete, Futebol, vôlei, etc • Entrega das medalhas (Neste momento estará tocando a música: Tema da Vitória). Créditos: Profª tatiana

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mimo

Este selinho foi um mimo da colega Márcia-http//cantinhoencantadodaeducacaoinfantil Com o Prêmio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro mostra, em cada dia, no seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Que em suma, demonstram a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre as suas letras, entre as suas palavras. O Prémio Dardos tem certas regras: 1. Aceitar exibir a distinta imagem 2. Linkar o blog do qual recebeu o prêmio 3. Escolher quinze 15 blogs para entregar o prêmio Agradeço esta homenagem carinhosa e fico mmuito feliz, pois estes selinhos, ajudam a manter viva e vontade de compartilhar e trocar idéias sobre educação. Vou deixar esta homenagem para as blogueiras que também batalham por melhor a educação nesta blogesfera:

Desafio

Recebi esse desafio da amiga Juliana Seabra, http://lindamenina.ju.zip.net, Grande bjo amiga, adorei o desafio,gosto muito de ter sua amizade ... Desafio As regras são as seguintes : 1. Escrever uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer antes de morrer. 2. Convidar 8 parceiros(as) de blogs amigos para responder também. 3. Comentar no blog de quem nos convidou. 4. Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da “intimação”. 5. Mencionar as regras. Então, preparem -se : As oitos coisas que vou fazer e espero fazer antes de morrer são: 1-Aproveitar ao máximo a convivência com meu marido,meu lindo e adorável filho "LÉO"minha linda e amiga MÃEZONA ,meus irmãos(meu porto seguro), sobrinhos e amigosssssss; 2-Voltar a Fortaleza dessa vez na presença do meu marido e filhote; 3-Ser muito feliz e fazer as pessoas felizes; 4-Fazer meu mestrado e quem sabe um doutorado! (Ufa!!!) 5-Ter sempre esse meu jeito mãemiga(mãe e amiga de quem amo); 6-Continuat temente a Deus e caminhando em seus passos...; 7-Ser uma excelente profissional; 8-Ganhar na mega sena.(huahauahauha); Repasso este desafio (brincadeira) para: http//cresceremdeus.zip.net http//cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com http//baudeideiasdaivanise.blogspot.com http//educaresonhar.blogspot.com http//marciavian.blogspot.com http//paixaodeeducar.blig.ig.com.br http//coreacao.blogspot.com http//tatiana-alfabetizacao.blogspot.com

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Deficiências "Deficiente" É aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. "Louco" É quem não procura ser feliz. "Cego" É aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. "Surdo" É aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. "Mudo" É aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. "Paralítico" É quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda. "Diabético" É quem não consegue ser doce. "Anão" É quem não sabe deixar o amor crescer. E "Miserável" Somos todos que não conseguimos falar com Deus
Meus queridos visitantes!!! Tenho recebido muitos selinhos da amizade e adoraria retribuir à todos... Dessa forma, estou postando aqui, o meu Selinho da Amizade... Este selinho vale para todas as pessoas que visitam o meu bloguinho e que permitem que este SONHO faça parte da realidade!!! Obrigada pela visita e volte sempre!!!!!!! Beijinhosssssssss ELLEN
Disciplina em turmas de Educação Infantil Conheça formas eficazes de manter a harmonia em Sala de Aula Aqui vão as dicas da Psicóloga Daniela Alonso, de São Paulo, para a Revista "Guia Prático para Professoras de Educação Infantil" de setembro de 2005. Como fazer para crianças de 3 a 6 anos pararem quietas e prestarem atenção? Não existe uma fórmula pronta pra manter a turma de maternal, jardim ou pré interessada na aula. Isto depende de vários fatores e um deles é simples: as crianças podem não estar maduras o suficiente para a disciplina exigida. Nesta faixa etária, o comportamento e as noções de ética e moral encontram-se em processo de construção. Uma das funções da professora é justamente colaborar com essa construção. LIMITES SEM SOFRIMENTO Colocar limites, porém, nem sempre é fácil. A tentação de ficar irritada e começar a gritar pode ser grande. 1) - Acima de tudo seja coerente: Não confunda as crianças com graus de aceitação diferentes perante um determinado comportamento. Se subir na cadeira for uma proibição sua, esta deve ser sempre uma proibição. Se você deixar num dia e não deixar no outro, as crianças tentarão tirar proveito dessa brecha. "Apenas alunos com hiperatividade ou alguma deficiência devem receber, eventualmente, um tratamento diferenciado. E isso os colegas de classe conseguem entender", observa Daniela. 2) - Altere a voz e a expressão, mas não grite: Quando fizer uma censura, altere a voz para marcar a emoção, mas não se mostre muito irritada, pois pode parecer que você não se sente capaz de controlá-los. Em caso de balbúrdia geral, adote códigos de silêncio: - Bata palma 3 vezes; - Apague a luz; - Comece a cantar; - Pare tudo e sente-se. 3) - Combine as regras de antemão: Essa atitude impede que você tenha de explicar a razão de uma regra no momento em que ela é quebrada. E a melhor forma de chegar às regras que valerão a todos é a chamada assembléia. "Promova uma assembléia: Em roda, estimule-os a expressar o que consideram certo e errado. Fale você também. Os motivos das regras devem ser discutidos nessa hora. Assim, no momento de chamar a atenção de um aluno, diga "Lembra que isso é errado?", partindo do princípio de que a justificativa já foi dada." 4) - Não peça para a criança refletir: Se tiver de refletir quando faz algo errado, a criança pode acabar relacionando a reflexão a algo negativo. Como a reflexão é essencial no aprendizado e na vida em geral, evite ligá-la a situações de repreensão. 5) - Adote a cooperação: A cooperação pode ser um santo remédio para maus comportamentos. Peça para os alunos arrumarem a classe com você ou para participar do "conserto" de algo que fez: se machuca um colega, pode ajudar no curativo. 6) - Expressão dos sentimentos: Dizer "Não gostei" ou "Isso me ofende" é muito válido, pois, na vida em sociedade, sempre teremos de lidar com os limites das outras pessoas. Se você se expressa, mostra ao aluno que tem sentimentos a ser respeitados. 7) - Dê exemplos positivos: Não basta dizer que a atitude está errada. Especifique com o aluno como poderia ter sido diferente. IMPORTANTE! - A autoridade da classe é a professora: seja firme! - Se a turma inteira estiver desinteressada, questione-se sobre a atividade. Ela pode não ser adequada. - Só comunique os pais se o aluno apresentar especial dificuldade com regras. -Lembre-se: crianças de até 6 anos não têm disposição para ouvir sermões. Faça observações curtas e diretas, como "Isso não pode" e "Pare com isso".

domingo, 6 de julho de 2008

Escola é ... ... o lugar que se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, Programas, horários, conceitos... Escola é sobretudo, gente Gente que trabalha, que estuda Que alegra, se conhece, se estima. O Diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, Cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor Na medida em que cada um se comporte Como colega, amigo, irmão. Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados" Nada de conviver com as pessoas e depois, Descobrir que não tem amizade a ninguém. Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem, É conviver, é se "amarrar nela"! Ora é lógico... Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer, Fazer amigos, educar-se, ser feliz. É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo. (Paulo Freire)

Projeto

Amadas, este crédito é do blog da minha amiga Tatiane"No mundo da alfabetização". Também trabalho com um projeto parecido com este em minha escola, e acreditem é incrével o comprometimentos dos alunos e professores aprtir do momento que criamos este projeto na escola, como mudaram suas atitudes e mergulharam de cabeça no mundo da imaginação...Experimentem trabalhar êste projeto na escola de vocês vcs verão o resultado.Beijos... Projeto - Contador de Histórias As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola. Projeto: Contador de Histórias Haverá uma caixinha com diferentes livros de histórias, selcionados de acordo com a idade e interesse dos alunos. Cada aluno terá a sua "maletinha" para que leve para casa o seu material: livro e folha de registro. Toda sexta-feira, os alunos levarão a maletinha para casa, por três dias. O aluno escolherá o seu livro preferido dentre os que estão na caixinha, levará para casa para ler com os pais e fazer o registro sobre a história, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir. Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro. Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser. Seguem abaixo o modelo da caixa com os livros e as maletinhas... Com Carinho, Tatiana Maletinhas Onde os alunos levarão para casa o livro escolhido por eles e uma folha de registro. Nesta folha, o aluno registrará o nome do livro, o autor, os personangens, falará sobre o personagem que mais gostou e porquê e ainda marcará, entre 3 hipóteses, a sua opinião sobre a hisória lida: Ótima, Boa e Não gostei. Depois fará um desenho do que mais gostou na história lida. Caixinha Porta-livros Nestas caixas ficam os livros selecionados para a turma. A seleção foi feita por mim juntamente com a orientadora pedagógica. Aqui o aluno escolherá o livrinho que levará para casa! Meninos e Meninas O Projeto é realizado durante todo o ano letivo.

sábado, 14 de junho de 2008

సేలింహో ద amizade

♥ ♥ ♥ CAMPANHA DA AMIZADE DO MÊS DE JUNHO. Você que tem uma amiga muito querida e gostaria de homenageá-la, participe dessa campanha que é uma forma muito especial de conhecer, ser conhecida e de presentear os blogs amigos que sempre visitam o seu cantinho. Propague essa onda de amizade e participe você também. participe dessa promoção selinho da amizade. pegue o seu selinho na gospel.gifs.zip.net Escolha 10 blogs visite-os e comente sobre a promoção e indique os 10 blogs escolhidos por vc bom;são tantos blogs que eu visito e gostaria de escolher mas infelizmente só posso escolher 10então dessa vez vou indicar os blogs abaixo: http://ellenferreira.zip.net http://coreacao.blogspot.com http://cresceremdeus.zip.ne http://sonhocomarte.blogspot.com http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com http://jacirinha.blogspot.com http://aventaldehistoria.blogspot.com http://asalaencantadadasu.blogspot.com Participe você também.Beijos carinhosos a todos e todas minhas amigas queridas.

sábado, 7 de junho de 2008

TRABALHANDO COM LETRAS, PALAVRAS E TEXTOS No trabalho em classes de alfabetização não existe uma ordem fixa em que as coisas têm de ser feitas. Os alunos não aprendem aos pedaços, um item depois do outro, do mais fácil para o mais difícil. Pelo contrário, eles aprendem fazendo muitas relações entre tudo o que faz parte do que chamamos de campo conceitual da alfabetização. O que vem a ser isso? É um conjunto de situações que dão sentido aos atos de escrever e ler. Por isso eles aprendem escrevendo e lendo. Para que isso aconteça, o professor deve propor diariamente atividades que envolvam letras, palavras e textos. Não pode se enganar achando que se está trabalhando com textos já está naturalmente trabalhando com palavras e letras. Durante o processo de alfabetização o professor deve criar situações didáticas que permitam aos seus alunos pensar sobre a escrita e deve estar atento às especificidades do trabalho com letras, com palavras e com textos. Seus objetivos para os três não são os mesmos e todos são igualmente importantes Retirado do Blog da Tatiana-alfabetização.blogspot.com(o mundo da alfabetização)