sábado, 24 de outubro de 2009

COLCHA DE RETALHOS



Essa sugestão é para produção de texto coletivo. A turma deve estar disposta em círculo. Cada aluno deve falar uma palavra aleatoriamente.A professora registra no quadro as palavras ditas. Depois cada um vai irá fazer uma frase utilizando as palavras que foram mencionadas. Mas as palavras devem ser utilizadas na seqüência em que foram ditas e por alunos diferentes.


Ex: João disse CASA, mas quem vai fazer a frase com a palavra CASA é a Ana.


E assim por diante. É preciso lembrar que o texto deve ter unidade temática e uma seqüência lógica (início, meio e fim). As histórias ficam muito interessantes e até engraçadas e todos participam (até os mais tímidos). Depois, aturma pode copiar o texto no caderno e a professora pode colocá-lo no mural ilustrado pelos alunos. No mural, as palavras ditas devem ficar destacadas e podem ser aproveitadas no trabalho com os fonemas.


Ex: de texto "COLCHA DE RETALHOS"
palavras: RATO, VENTO, CHUVA, FELICIDADE, BOCA, FADA.

Era uma vez um rato que tinha medo de vento. Um dia caiu uma chuva muito forte e o rato se escondeu num buraco porque ventava também. Sua felicidade foi perceber que esse buraco estava cheio de queijo. Ele encheu a boca e comeu tudo. Até que apareceu uma fada que fez a chuva parar e o rato pode voltar pra casa são e salvo e com a barriga cheia.

Nenhum comentário: