sábado, 24 de outubro de 2009

Reescrita de histórias




Olá,vejam só que excelente esse plano de aula.Encontrei no site da nova escola,que aliás dispõe de muitos em temas diversificados e que enriquecem nossa aula.


Reescrita de histórias conhecidas



Conteúdo: Língua Portuguesa- Escuta e Produção Oral


Objetivos:
• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor;
• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.


Conteúdo:
• Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.


Anos:
1º e 2º.

Tempo estimado: Oito aulas.

Material necessário: Livros Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida, folhas para o registro das histórias ditadas pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas.


Desenvolvimento:


• 1ª etapa: Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e anuncie que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Os dois farão parte de um livro que cada um vai ganhar.


•2ª etapa: Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a produção do texto pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa.


Por exemplo: “Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?” Releia aos poucos os trechos ditados. Solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.


• 3ª etapa: Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.


• 4ª Etapa: Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma.

• 5ª etapa: Inicie a produção do texto A Bela Adormecida. Siga as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa.



• 6ª etapa: Discuta com todos as ilustrações que farão parte de cada história e digite os textos, deixando espaços para elas. Garanta uma cópia para cada um.

• 7ª etapa: Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.


• 8ª etapa: Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.

Produto final:

Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser levado para casa.

Avaliação:

O que importa não é a memorização, mas a produção do texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.

Nenhum comentário: