domingo, 25 de outubro de 2009

O QUE NÃO PODE EM ALFABETIZAÇÃO Deixar o aprendiz muito tempo decifrando a escrita:; (soletrando, falando nome de letra, etc) Deixar o aprendiz com informaçoões falsas e pelas metades; Trabalhar só com palavras soltas; Trabalhar com textos pobres em conteúdo e com estruturas silábicas só consoantes e/vogais; Pensar que o aluno aprende a ler escrevendo; Trabalhar mais com a escrita do que a leitura; Considerar o erro do aluno como erro e não como avanço; Deixar para avaliar o desenvolvimento do trabalho no final do processo; Subestimar a capacidade do aluno; Desrespeitar as variantes lingüísticas dos alunos; Ignorar as hipóteses dos alunos quanto a aquisição da escrita e a leitura; Pensar na escrita antes da leitura; Não trabalhar com a escrita espontânea; Deixar os alunos lerem artificialmente; Trabalhar só com um tipo de letra;
Projeto de Leitura PROJETO OLIMPÍADA DE LEITURA " A leitura nos faz viajar, sonhar, conhecer lugares, pessoas e situações diversas, sem sair de casa". Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental Período: do 1º ao 4º bimestre Local: Professora: Objetivos : Esse projeto visa: ü Troca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com sugestões de leitura. ü Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura. ü Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos. ü Desenvolver diferentes trabalhos relacionados à leitura, de modo a chamar atenção e despertar o interesse e o gosto dos alunos pela leitura visual e escrita, possibilitando assim, descobrirem o valor da mesma, como meio de penetração do pensamento e da cultura dos povos; ü Levar o aluno a ler, produzir textos, figuras, símbolos e códigos visuais; ü Estimular a leitura, a pesquisa e a visita à biblioteca, ü Levar o aluno a compreender textos como: narrativas, diálogos, poesias, etc; ü Levar o aluno a descobrir a leitura como instrumento de comunicação, cultura e saber. Esse projeto possibilitará o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos e simultaneamente estimulará gosto pela leitura. Culminância: ü No dia estipulado serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze para os alunos de cada turma que mais pegarem livros na biblioteca para lerem e apresentarem os respectivos relatórios no período da Olimpíada. ü Serão sorteados prêmios a todos os alunos que pegaram livros emprestados na biblioteca durante a olimpíada. ü Os relatórios serão afixados nas salas de aula.