domingo, 21 de setembro de 2008

Portifólio

O QUE É PORTFÓLIO? É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo. Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem. Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular. Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação 1-Reflexão(ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados. 2-Participação dos pais : 3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações; 4-Produtos em suportes áudio, vídeo. 5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação. CRITÉRIOS DO PORTFÓLIO: 1-Registra idéias, experiências e opiniões acerca do processo de formação. Registar e refletir, de forma sistemática, as suas idéias, motivações, opiniões, propósitos, regista todas as considerações de ordem crítica que considera pertinentes. FICHA AVALIATIVA: CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO: NÍVEL I:Satisfaz: Revela intenções claras ,mostra curiosidade e persistência. Nível ll: Não satisfaz: com algumas dificuldades em concretizar suas idéias. 2-Desenvolve idéias através de experimentação, exploração e avaliação. FICHA AVALIATIVA: CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO: Mostra que é capaz de explorar ideias de várias formas através de experimentação de possibilidades. Conseguindo encontrar várias possibilidades novas. NÍVEL I :Satisfaz: Seleciona, analisa e interpreta criticamente. Nível ll: Não satisfaz: Mostra algum interesse na descoberta ,mas limita na organização da informação. 3-Revela capacidades de análise crítica dos produtos elaborados. Consegue avaliar os mesmos e (re)adequá-los à prática educativa. 4-Analisa criteriosamente os materiais produzidos. Coerência entre o todo e as partes, em termos do processo global; Coerência entre o discurso de reflexão crítica (anteriori-posteriori); Avaliação global do seu trabalho em si. FICHA AVALIATIVA: CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO: NÍVEL I :Satisfaz: utiliza problemas pré estabelecidos fazendo sempre uma auto reflexão Nível ll: Não satisfaz: explicita vagamente os problemas pré estabelecidos,limia-se apenas em repetir. 5-Avalia o portfólio como um todo. Esta parte será feita após a conclusão do portfólio, tentando responder a questões como: - Forma de desenvolvimento do projeto; FICHA AVALIATIVA: CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO: NÍVEL I :Satisfaz: o resultado foi selecionado criteriosamente demonstrando assim compreenção. Nível ll: Não satisfaz: o resultado final revelam baixa capacidade técnica do domínio da linguagem escrita. 6-Avalia o resultado como um todo: FICHA AVALIATIVA: CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO: NÍVEL I :Satisfaz: Analisa o progresso ocorrido referindo as intenções e fontes. Nível ll: Não satisfaz: Utiliza critérios de avaliação ,não fundamenta a qualidade do seu trabalho nem a forma como desenvolveu. A MESMA FICHA SERÁ TRABALHADA NO MÍNIMO TRÊS VEZES POR ANO

Criança

ESSE AMOR, CHAMADO CRIANÇA. Certo dia estava o amor preocupado com a vida. Sonhava ele. Levar a todos os cantos do universo um brilho especial. Foi então que teve uma idéia, Mandar ao universo, um sonho em vida que brilhasse como um diamante que amasse com a dimensão do infinito,que irradiasse toda a luz do seu interior. Esse sonho em vida tornou-se então realidade. O amor, com seu sonho. Foi brilhante neste ideal. Criou em nós, a criança. Deu-nos tudo nesta vida: brilho, amor e luz. Quisera Deus,que nós seres do universo, retribuíssemos com carinho a esse dom tão especial. Obrigado, óh meu Deus pelas crianças que nesta vida representam um anjo chamado "Amor".