domingo, 6 de julho de 2008

Escola é ... ... o lugar que se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, Programas, horários, conceitos... Escola é sobretudo, gente Gente que trabalha, que estuda Que alegra, se conhece, se estima. O Diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, Cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor Na medida em que cada um se comporte Como colega, amigo, irmão. Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados" Nada de conviver com as pessoas e depois, Descobrir que não tem amizade a ninguém. Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem, É conviver, é se "amarrar nela"! Ora é lógico... Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer, Fazer amigos, educar-se, ser feliz. É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo. (Paulo Freire)

Projeto

Amadas, este crédito é do blog da minha amiga Tatiane"No mundo da alfabetização". Também trabalho com um projeto parecido com este em minha escola, e acreditem é incrével o comprometimentos dos alunos e professores aprtir do momento que criamos este projeto na escola, como mudaram suas atitudes e mergulharam de cabeça no mundo da imaginação...Experimentem trabalhar êste projeto na escola de vocês vcs verão o resultado.Beijos... Projeto - Contador de Histórias As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola. Projeto: Contador de Histórias Haverá uma caixinha com diferentes livros de histórias, selcionados de acordo com a idade e interesse dos alunos. Cada aluno terá a sua "maletinha" para que leve para casa o seu material: livro e folha de registro. Toda sexta-feira, os alunos levarão a maletinha para casa, por três dias. O aluno escolherá o seu livro preferido dentre os que estão na caixinha, levará para casa para ler com os pais e fazer o registro sobre a história, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir. Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro. Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser. Seguem abaixo o modelo da caixa com os livros e as maletinhas... Com Carinho, Tatiana Maletinhas Onde os alunos levarão para casa o livro escolhido por eles e uma folha de registro. Nesta folha, o aluno registrará o nome do livro, o autor, os personangens, falará sobre o personagem que mais gostou e porquê e ainda marcará, entre 3 hipóteses, a sua opinião sobre a hisória lida: Ótima, Boa e Não gostei. Depois fará um desenho do que mais gostou na história lida. Caixinha Porta-livros Nestas caixas ficam os livros selecionados para a turma. A seleção foi feita por mim juntamente com a orientadora pedagógica. Aqui o aluno escolherá o livrinho que levará para casa! Meninos e Meninas O Projeto é realizado durante todo o ano letivo.