sábado, 24 de outubro de 2009

Jogos de alfabetização Sugestões de Jogos para Alfabetização JOGO DE RIMAS Objetivo: Levar a criança a conhecer vários tipos de palavras que rimam entre si. - Material: Lápis, papel e relógio; - Como executar: O professor proporá as crianças que escrevam o maior número de palavras quetenham o mesmo som final (ex. balão, pavão, botão etc. )Este jogo poderá ser individual ou em grupo.O professor dará um tempo para as crianças terminarem a tarefa minutos.No final a criança ou grupo, irá ler as palavras que conseguiram escrever.Vence quem conseguir o maior número de palavras. A PALAVRA É... - Material: Rótulos de produtos, fichas com palavras recortadas de jornais e revistas ou palavras que fazem parte do conhecimento da criança. - Como jogar: Colocar dentro de uma sacola, envelope ou caixa o rol de palavras significativas.O aluno retira uma palavra e lê em voz alta. Ganha quem conseguir ler mais palavras. BINGO DE PALAVRAS - Material: cartela com palavras contextualizadas em sala de aula (nomes de pessoas, animais,frutas, flores, brinquedos, etc.). - Como jogar: Cada criança recebe uma cartela do bingo com nomes diversificados.Colocar em uma sacola cartões com as letras do alfabeto.Sortear uma letra. Quem tiver na cartela a letra sorteada vai marcando comtampinhas ou sementes. Vence quem primeiro preencher a cartela. ALFABETO ILUSTRADO Ideal para crianças em fase de alfabetização. Promove a associação significativa entre imagem e palavra. - Material: Confeccione 23 palavras em cartões que fazem parte do vocabulário da criança e mais 23 cartões com o desenhos das palavras. - Como jogar: Para começar, os cartões devem ser virados com a face para baixo e embaralhados. Cada criança recebe 4 cartões e os demais ficam no monte. A cada rodada, o jogador compra uma carta no monte. Vence quem tiver o maior número de associações. DOMINÓ DE LETRAS Através desse jogo, crianças a partir de 5 anos aprendem a diferenciar letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto. - Material: Confeccionar 24 peças tipo dominó, uma parte com letra maiúscula e a outra com letra minúscula.A primeira peça terá a mesma letra nas duas partes, porém as demais em peças diferentes. -Como jogar: Poderão participar até 4 jogadores. Embaralhar as peças e dividir em número igual aos participantes. O primeiro a jogar será o jogador que tiver a peça A a.O próximo será o jogador que tiver a peça com a letra “A” maiúscula.Os Jogadores deverão encaixar sempre as letras minúsculas nas maiúsculas.Sempre que for a vez de um jogador e ele não tiver a peça que encaixa, eledeverá passar a vez para quem tiver.Vencerá quem encaixar todas as peças no jogo primeiro. FORCA - Colocar na lousa as lacunas da palavra e desenhar a forca.Consiste em adivinhar qual a palavra que está escondida. O aluno vai sendo enforcado aos poucos a cada letra que errar. Deve dizer as letras que acha que vão formar a palavra. - Duas modalidades do jogo: 1) Jogo sem dica e sem tempo limite. Tem que adivinhar as letras para formar a palavra. 2) Jogo com dica e com limite de tempo. A resposta é a palavra escondida. Se oferecer a dica da palavra, o aluno terá um limite de 2 minutos pra conseguir adivinhar. Quebra-Cabeça das Sílabas Materiais: - Imagens diversas; - Palavras Digitadas no computador e impressas; - Papel cartaz; - Contact; - Cola bastão, tesoura e lápis de cor. Confecção: - Corte o papel cartaz em cartões com 15cm de altura por 10 cm de largura; - Cole as figuras no cartão recortado com seu nome logo abaixo (se as figuras forem preto e branco pode-se colorir com lápis de cor); - Cubra tudo com contact; Corte o cartão na vertical separando as sílabas da palavra Modo de jogar Pode-se jogar individualmente ou em duplas; - O aluno deve encaixar as peças até formar a figura e a palavra correta. Jogo dos 7 erros - a profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança deve localizar essas 7 substituição. Ache o estranho - a profª recorta, de revistas, rótulos, logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um "estranho" (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por "A" e uma por "J"; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho. Jogo dos 7 erros - a profª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas. Até a próxima.
Reescrita de histórias




Olá,vejam só que excelente esse plano de aula.Encontrei no site da nova escola,que aliás dispõe de muitos em temas diversificados e que enriquecem nossa aula.


Reescrita de histórias conhecidas



Conteúdo: Língua Portuguesa- Escuta e Produção Oral


Objetivos:
• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor;
• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.


Conteúdo:
• Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.


Anos:
1º e 2º.

Tempo estimado: Oito aulas.

Material necessário: Livros Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida, folhas para o registro das histórias ditadas pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas.


Desenvolvimento:


• 1ª etapa: Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e anuncie que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Os dois farão parte de um livro que cada um vai ganhar.


•2ª etapa: Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a produção do texto pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa.


Por exemplo: “Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?” Releia aos poucos os trechos ditados. Solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.


• 3ª etapa: Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.


• 4ª Etapa: Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma.

• 5ª etapa: Inicie a produção do texto A Bela Adormecida. Siga as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa.



• 6ª etapa: Discuta com todos as ilustrações que farão parte de cada história e digite os textos, deixando espaços para elas. Garanta uma cópia para cada um.

• 7ª etapa: Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.


• 8ª etapa: Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.

Produto final:

Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser levado para casa.

Avaliação:

O que importa não é a memorização, mas a produção do texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.
COLCHA DE RETALHOS



Essa sugestão é para produção de texto coletivo. A turma deve estar disposta em círculo. Cada aluno deve falar uma palavra aleatoriamente.A professora registra no quadro as palavras ditas. Depois cada um vai irá fazer uma frase utilizando as palavras que foram mencionadas. Mas as palavras devem ser utilizadas na seqüência em que foram ditas e por alunos diferentes.


Ex: João disse CASA, mas quem vai fazer a frase com a palavra CASA é a Ana.


E assim por diante. É preciso lembrar que o texto deve ter unidade temática e uma seqüência lógica (início, meio e fim). As histórias ficam muito interessantes e até engraçadas e todos participam (até os mais tímidos). Depois, aturma pode copiar o texto no caderno e a professora pode colocá-lo no mural ilustrado pelos alunos. No mural, as palavras ditas devem ficar destacadas e podem ser aproveitadas no trabalho com os fonemas.


Ex: de texto "COLCHA DE RETALHOS"
palavras: RATO, VENTO, CHUVA, FELICIDADE, BOCA, FADA.

Era uma vez um rato que tinha medo de vento. Um dia caiu uma chuva muito forte e o rato se escondeu num buraco porque ventava também. Sua felicidade foi perceber que esse buraco estava cheio de queijo. Ele encheu a boca e comeu tudo. Até que apareceu uma fada que fez a chuva parar e o rato pode voltar pra casa são e salvo e com a barriga cheia.